Free Hosting

Free Web Hosting with PHP, MySQL, Apache, FTP and more.
Get your Free SubDOMAIN you.6te.net or you.eu5.org or...
Create your account NOW at http://www.freewebhostingarea.com.

Cheap Domains

Cheap Domains
starting at $2.99/year

check
azuma_judo

Informações sobre o Judô (柔道)

jigoro_kano      O judô ("caminho suave", em japonês) é um desporto de origem japonesa praticado como arte marcial. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada segundo seu criador Jigoro Kano. O judô nasceu a partir de diferentes estilos jujutsu, arte marcial samurai. Jigoro kano foi um ferrenho estudioso das diferentes vertentes de jujutsu e começou a praticá-lo na sua segunda fase de decadência. Sensei Jigoro Kano procurou demonstrar que o jujutsu aprimorado, além de sua utilização para defesa pessoal, poderia oferecer aos praticantes, extraordinárias oportunidades no sentido de serem superadas as próprias limitações do ser humano. E ao contrário do jujutsu tradicional esta nova arte marcial poderia privilegiar a todos e não apenas os mais fortes. Ele selecionou e sistematizou técnicas dos vários estilos de jujutsu, estabeleceu normas a fim de tornar o aprendizado mais fácil e racional, idealizou regras para um confronto esportivo. O novo jujutsu deixava de ser uma arte guerreira. Sensei Jigoro Kano acreditava que esse novo jujutsu deveria ser uma atividade física, mas que para tal deveria servir em (primeiro lugar) para a educação global dos praticantes, ao contrário do que pensavam os mestres de jujutsu da época que eram adeptos do “shin-ken-shobu” (lutar até a morte). Chamando o seu novo sistema de judô, “caminho suave”, Jigoro Kano quis mostrar que não se tratava apenas de mudança de nome, mas que o seu novo sistema repousava sobre uma fundamentação filosófica. Em 1964, o judô integrou as Olimipíadas de Tóquio como desporto masculino e em 1988 o judô feminino também tornou-se modalidade olímpica. Hoje, a modalidade também integra os Jogos Paralímpicos e os Jogos Olímpicos Especiais.

Bushido (武士道)

     É importante lembrar que, assim como toda arte marcial japonesa, o judô segue o BUSHIDO . Este, nada mais é do que o código de honra dos guerreiros japoneses (samurais) e literalmente significa "o caminho do guerreiro", saber lutar para enfrentar os desafios de cada dia e buscar sempre o conhecimento de diversos assuntos, simplificando esse é o significado da "Pena e a Espada" (Bun Bu Ryu Do). Este conceito vem do antigo Japão feudal e determinava que a nobreza do Bushi (guerreiro) deveria dominar tanto a arte da guerra, quanto o da leitura e o das artes. O código de honra dos samurais prega que os guerreiros devem levar uma vida honrada. As 7 virtudes do BUSHIDO são:

GI (義) - Justiça e Moralidade, Atitude direta, razão correta, decidir sem hesitar;

YUU (勇) - Coragem, Bravura heróica;

JIN (仁) - Compaixão, Benevolência;

REI (礼) - Polidez e Cortesia, Amabilidade;

MAKOTO (誠) - Sinceridade, Veracidade total;

MEIYO (誉) - Honra, Glória;

CHUU (忠) - Dever e Lealdade.

Algumas frases do sensei Jigoro Kano

- "Quem teme perder já está vencido."

- "Nunca te orgulhes de haver vencido a um adversário, ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância."

- "Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo humildade."

- "A essência do Judô não está na vitória nem na revelação do talento mas, sim, no esforço e na habilidade desprendidas para conseguí-las.”

- "Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas."

- "O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu aos seus semelhantes e fé para acreditar naquilo que não compreende."

- "O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar."